terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

A ARTE DE RESPIRAR – PARTE II

Alguns meses depois de treinar, o aluno já consegue boiar, bater as pernas de forma ordenada, pegar o ar pela boca e soltá-lo pelo nariz, conhece uma variedade de braçadas ( sabe diferenciar os nados crawl, peito, costas e borboleta ) e descobre o inevitável: existe uma seqüência lógica e hierarquicamente ordenada para melhorar o seu tempo na piscina.
A luta do nadador é aprimorar a técnica e melhorar o seu tempo. É uma luta individual, porém nunca sozinha, é só levantar o pescoço que ele verá o treinador na borda da piscina, hora dando dicas de como melhorar as pernadas ou braçadas, hora dando broncas para deixar de moleza, muitas vezes gritando frases de incentivo.
Continuo com a minha analogia referente à ética. Se ela é uma análise da ação moral do homem, podemos estar certos de que a referência ética que usarmos para embasar nosso comportamento é de total relevância para a obtenção do melhor desempenho moral.
Citei várias doutrinas éticas no último texto: gostaria de me ater em apenas um neste – a doutrina cristã. Esta análise é pessoal e segue como referência minha experiência enquanto pensador cristão. Portanto estou totalmente aberto às suas críticas.
O ar do cristão verdadeiro é o amor, mas não um amor tolo e vulgar como podemos entender pelo senso comum, é um amor maior do que a capacidade humana tem de compreender, é o amor supremo Daquele que é eterno e perfeito e se faz sacrifício em uma cruz para saldar os meus pecados. Simples e direto: Deus me amou de tal forma que mandou seu filho Jesus pagar, em Amor, todos os meus pecados.
Este amor é sacrifical, real, perfeito e eterno. Muito mais complexo do que Platão poderia supor, muito mais completo do que qualquer amor que um ser humano poderia sentir ou tentar viver. O amor que Deus tem por mim e por você é tão grande que, mesmo que você discorde de tudo o que você está lendo agora, em nada afeta o que Ele quer fazer por você. Ele te ama independentemente da sua conduta ( mesmo que ele tenha profundo desprazer pela conduta pecaminosa ) e está disposto a te salvar do afogamento...você está disposto a pegar a Mão Dele estendida na beira da piscina?
O amor é a base da ética cristã, um amor revolucionário e derramado dos céus em forma de sangue em uma cruz, apesar de ser uma cruz rude e cruel, não há culpa em ajoelhar-se aos seus pés, há paz, mansidão e alegria, puro contentamento que qualquer outra coisa na criação é incapaz de prover. Amor incondicional vindo do céu.
Então se como cristão eu entendo e sinto que sou amado, sou querido, se como cristão eu sei que posso fechar os olhos tranqüilo que Aba estará sempre perto de mim, sinto me compelido a amá-lo mais e mais. Amar a Deus sobre todas as coisas, com todo o meu conhecimento, de todo o meu coração é a primeira atitude moral que um cristão deve desenvolver – é um hábito, é uma ação, mas acima de tudo – É o prazer supremo na vida de um homem. Amar a Deus é um privilégio que dispensa todas as convenções humanas e completa o homem de tudo aquilo que ele não é.
Pascal afirmou: “ O homem tem um vazio do tamanho de Deus”, amá-Lo completa qualquer vazio e me liberta para ser um homem mais pleno – a plenitude do homem é poder sem restrições atirar-se nos braços de Deus no final do dia e poder dizer: “Te amo”.
Amar a Deus é o motor moral que guiará o homem ao passo mais lógico e que torna o cristianismo completo – a facilidade de amar o próximo como a si mesmo.
Note que a partir de um amor sadio com Deus, um entendimento e certeza de Seu amor sacrifical por mim, a lógica me impele a amar aqueles que Ele ama. Devo servir em amor aqueles cujos pecados foram lavado na cruz – como os meus. Mesmo em discordância um cristão verdadeiro é capaz de servir e amar aquele de quem ele diverge. O amor supera qualquer barreira pois Cristo destruiu a barreira do pecado para e por me amar incondicionalmente. Amo meu próximo pois o Deus que eu amo me deu o exemplo primeiro do amor absoluto.
Me aceito pois sou amado, não tenho que ser mais alto, mais baixo, mais parecido com o Tom Cruise, ou ter algo para chamar a atenção de Deus, ele me ama e presta tanta atenção em mim que simplesmente descanso em seus braços e me aceito, me amo, não um amor narcísico, mas um amor genuíno por saber o meu lugar nos planos de Deus. Posso não vislumbrar os detalhes deste plano, mas tenho certeza do resultado final – a eternidade em Sua morada.
Ética cristã? É nadar na piscina longa e difícil da vida, mas com técnica, com estilo, com forma comprovadamente correta, respirar na hora certa e dar as braçadas e pernadas firmes para a borda final, sempre levantando a cabeça e ouvindo a voz de meu Treinador/Pai/Salvador na beira me discipulando. É a luta do peregrino, é uma luta individual, mas sem sombra de dúvidas nunca sozinha.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns, muito legal... è bom saber que temos um treinador perfeito o qual se empenha dia após dia para sermos vencedores sobre nossas fraquezas e vermos o quanto Ele nos faz fortes.