terça-feira, 1 de abril de 2008

CULTURA E LINGUAGEM – O PORQUÊ DA LEITURA

A língua de um povo é um dos maiores instrumentos, se não for o maior, de formar e perpetuar a sua cultura, sua força e domínio como nação. No livro de Gênesis percebemos que para espalhar o povo da planície na terra de Sinear Deus não enviou nenhuma peste, nenhuma “maldição”, nenhuma doença, nem mesmo um político brasileiro – Ele fez algo mais drástico – confundiu as línguas e assim o povo se espalhou dali sobre toda a face da terra.
Alexandre o Grande usava um método infalível para impor sua conquista sobre os povos invadidos – levava a sua língua e através dela impunha a cultura de seu povo. Um povo que se comunica pela língua do povo conquistador mesmo livre será colônia, sempre pensará como conquistado e por natureza será um povo espalhado, não importa a beleza da planície em que se encontrarem.
Ao analisarmos o Brasil, notamos que estamos cada vez mais longe de sermos um país que pense por si só. Cada vez mais percebemos a total falta de habilidade de comunicação de nosso povo. O brasileiro tem dificuldade em escrever e beira o analfabetismo funcional ( é a falta de capacidade de interpretar um texto, mesmo conseguindo identificar os signos que formem o mesmo), segundo a pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, da CBL, 61% dos brasileiros adultos alfabetizados têm muito pouco ou nenhum contato com os livros, O Brasil possui 1.500 livrarias (o ideal seria existirem 10 mil), 89% dos municípios brasileiros não possuem livrarias, Nos Estados Unidos, 30% dos livros editados são adquiridos pelos acervos públicos enquanto no Brasil somente 1% da produção editorial destina-se às bibliotecas, a aquisição de livros pelas bibliotecas norte-americanas é maior do que todo o consumo brasileiro – e percebam que estamos falando dos Estados Unidos – um país que não tem uma cultura voltada para o aprofundamento literário.
Um povo que não lê não tem fluência para escrever, para falar, para ordenar os pensamentos de forma lógica e nem confrontar de forma filosófica a sociedade em que está inserido, quanto mais ser agente de mudança. Não podemos exigir mais de nossos governantes enquanto não dermos um passo adiante e nos tornarmos defensores de nossa própria cultura. Nossa língua tem sido vilipendiada, quer por estrangeirismos desnecessários, quer por descaso dos falantes ou por arrogância de professores que transformam a língua em um código tão exclusivo que fazem os alunos odiarem a forma culta de se comunicar.
Desta forma andamos espalhados por esta terra do Brasil, sem o costume de leitura de qualidade, nossa língua vai se deteriorando, se tornando algo menor e cada vez com menos sentido, perdendo o seu valor e sua origem. Assim nos perdemos, como nossos irmãos de sina da terra de Sinear, lutando para edificar uma torre cujo cume toque o céu – mesmo não conseguindo ler a planta...

4 comentários:

Anônimo disse...

Prof Dani!!
Excelente!!
A solução? É só desligar a TV!
Continue no firme propósito de divulgar "o que é bom, agradável, de boa fama..."
Abçs,
Ligia

Anônimo disse...

Tudo que vem de vc é excelente.
Parabens.
Sebastian

Anônimo disse...

Olá Prof Daniel!
Sábias palavras! Também acho que um povo sem conteúdo, sempre será influenciado e, me aproveitando do comentário da Lígia, acredito que o desligar da tv seria consequência do hábito à uma boa leitua.
Abraço,
Eliane

Duh disse...

Concordo plenamente. Também penso desta mesma forma, inclusive, entre todos que conheço, sou o único da minha idade que tenho um contato com livros(que não sejam da série crepúsculo).

Aguardo a sua visita em meu blog.
http://reasonfordream.wordpress.com/